Mark Zuckerberg Faz Pronunciamento Polêmico

Meta abandona checagem de fake news: mudança reforça proximidade entre Zuckerberg e Trump

Crie sua Conta no Poosting via Web
https://poosting.com

App Poosting para Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gmail.matrixvip.poosting

App Poosting para iOS
https://apps.apple.com/br/app/poosting/id6739511048

A Meta anunciou que não usará mais checadores independentes para verificar conteúdos no Facebook e no Instagram. A empresa implementará um sistema de “notas da comunidade”, no qual os próprios usuários avaliarão a precisão das publicações, seguindo um modelo similar ao adotado pelo X (antigo Twitter).

Em um vídeo divulgado no blog oficial da Meta nesta terça-feira (7/1), o CEO Mark Zuckerberg afirmou que os moderadores profissionais possuem “fortes vieses políticos” e defendeu que a empresa precisa “retomar o compromisso com a liberdade de expressão”.

Joel Kaplan, atual chefe de políticas públicas da Meta e sucessor de Nick Clegg, explicou que, embora bem-intencionada, a dependência de moderadores externos frequentemente resultava em “censura desnecessária” para os usuários.

A decisão gerou reações negativas, especialmente de organizações que combatem o discurso de ódio online. Críticos apontam que a mudança pode estar ligada a uma tentativa de estreitar laços com Donald Trump, que assumirá a presidência em 20 de janeiro.

“O que Zuckerberg está fazendo é uma tentativa descarada de agradar a nova administração Trump, com consequências potencialmente devastadoras para o combate à desinformação”, afirmou Ava Lee, integrante do Global Witness, uma organização que exige responsabilidade das grandes empresas de tecnologia.

WhatsApp