#attenzione #attenzionepickpocket
A italiana Poli Monica conversou com o g1 após seus vídeos se tornarem virais. Nas imagens, a mulher aparece alertando turistas sobre pessoas que ela identifica como “batedores de carteira”.
Poli Monica, de 57 anos, é vereadora pelo partido de direita Liga na Itália e recentemente ficou conhecida como a “diva do Attenzione pickpocket”, como dizem os memes. Ela é a voz por trás dos vídeos que alertam turistas sobre os “batedores de carteira” no país.
Embora tenha se tornado viral na internet nesta semana, a empreitada de Monica já tem anos, exatamente 30, como ela mesma explicou. “Somos um grupo de voluntários que há 30 anos incomodamos os batedores de carteira e, em seguida, chamamos a polícia. Já fazemos vídeos há algum tempo”, contou.
Nos vídeos, Monica é vista caminhando por pontos turísticos como a Piazza San Marco. Quando encontra alguém que ela identifica como batedor de carteira, ela grava e grita para alertar os turistas (veja o vídeo no início da reportagem).
Surpresa com a repercussão dos seus vídeos, ela afirma que não tem medo de perseguir os “pickpockets” e, depois, entrega as imagens à polícia.
“A minha voz está em todos os lugares. Eu nunca pensei que isso iria gerar toda essa repercussão. Queria enviar uma mensagem a todos os turistas que visitam nosso belo país para cuidarem de suas carteiras”.
A popularidade dos vídeos veio após a criação da página “Cittadini Non Distratti” (Cidadãos Não Distraídos, em tradução livre para o português) no Facebook em 2019. Na descrição, a página se apresenta como um grupo de voluntários que tenta evitar furtos e recuperar carteiras roubadas.
No entanto, o sucesso veio realmente quando o grupo criou um perfil no TikTok, que já possui mais de 350 mil seguidores e onde os vídeos ultrapassam 10 milhões de visualizações.
Apesar do sucesso e da enxurrada de memes que a frase “Attenzione pickpocket!” provocou, a mulher que aparece gritando nos vídeos fez um post pedindo cautela no uso de sua voz.
Ela escreveu: “Acho inapropriado usar meu áudio para fins políticos ou pessoas se passando por batedores de carteira. Grito para alertar os cidadãos e turistas sobre a circulação de pessoas que fazem parte de uma organização criminosa”.