Wproo

Elon Musk X Moraes Entenda o Embate

Elon Musk, proprietário da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, sugeriu em uma publicação no domingo (7) que os usuários recorram ao uso de VPN (Virtual Private Network) para acessar a rede social caso enfrentem bloqueios devido a ordens judiciais. A VPN é uma ferramenta que permite aos usuários navegar na internet sem revelar a localização real de sua conexão, o que facilitaria o acesso ao X em territórios onde a plataforma esteja bloqueada, como o Brasil, por decisões das operadoras locais.

Nas 48 horas anteriores, Musk se posicionou publicamente contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), através de várias postagens. Musk critica as ações de Moraes, argumentando que elas poderiam resultar na proibição do X no Brasil, e acusa o ministro de violar leis brasileiras, pedindo sua renúncia ou impeachment.

Em um movimento controverso no sábado (6), Musk anunciou a reativação de contas previamente bloqueadas por ordens judiciais na plataforma. Esta medida favorece diversos influenciadores e figuras públicas associadas ao bolsonarismo, que tiveram suas contas suspensas, incluindo Luciano Hang, Allan dos Santos, Daniel Silveira, Monark e Oswaldo Eustáquio.

Musk também mencionou que as “multas pesadas” impostas por Moraes estão impactando negativamente as receitas do X no Brasil, ameaçando até mesmo o fechamento do escritório local da plataforma.

Em uma declaração subsequente, Musk prometeu divulgar em breve informações detalhadas para demonstrar como as exigências do ministro Moraes contrariam a legislação brasileira, acusando-o de trair a constituição e o povo brasileiro.

Esses eventos ocorrem no contexto do “Twitter Files Brazil”, uma série de revelações inspiradas nos “Twitter Files” originais que expuseram supostas práticas parciais de curadoria de conteúdo pela plataforma. O primeiro lote de relatórios surgiu no final de 2022, com alegações ainda não comprovadas. A discussão ganhou novo fôlego com as críticas recentes de Michael Shellenberger a Moraes, baseadas em e-mails que teriam sido de um ex-executivo do Twitter, questionando pedidos judiciais por dados de usuários em desacordo com as políticas da empresa.