Aumento nos custos para promover publicações no Instagram e Facebook em dispositivos da Apple
Meta anuncia que custos adicionais da Apple serão transferidos para os usuários
A Meta anunciou que o custo para promover publicações no Facebook e Instagram será aumentado em 30% para usuários de iPhone. Esse reajuste se aplica a anúncios e postagens promovidas feitas através do sistema operacional iOS, onde a Apple executa o processamento.
Segundo a empresa liderada por Mark Zuckerberg, esse reajuste nos preços para o Instagram e Facebook é uma reação às políticas de cobrança implementadas pela Apple. Em 2022, a Apple decidiu aplicar suas taxas também às postagens promovidas.
De acordo com o The Verge, essa medida da Apple foi vista como um ataque direto à Meta e outras plataformas sociais que oferecem a opção de pagar dentro do aplicativo para ampliar a visibilidade de seu conteúdo.
Com essa mudança, a Apple passará a cobrar por todas as promoções feitas no Instagram e Facebook através de dispositivos iOS.
Preços para promover no Instagram e Facebook permanecerão inalterados em outras plataformas
É importante notar que a Apple impõe uma taxa de 30% sobre todas as transações realizadas dentro de aplicativos na App Store. A Meta ressalta que essa taxa é aplicada “antes de quaisquer impostos” em anúncios pagos nas plataformas Instagram e Facebook.
A Meta se vê obrigada a seguir as diretrizes da Apple, sendo a única alternativa a remoção da funcionalidade de promoção nos aplicativos de Facebook e Instagram para iOS.
“A remoção da opção de promover publicações não é desejável, pois prejudicaria pequenos negócios ao tornar a ferramenta menos acessível e poderia privá-los de um recurso importante para divulgação de seus serviços”, declarou a Meta em nota ao The Verge.
Por isso, a Meta decidiu transferir a taxa de 30% imposta pela Apple aos seus usuários. A empresa enfatiza que ainda será possível anunciar sem custos adicionais nos aplicativos de Instagram e Facebook para Android e em computadores.