40 Estados Processam a Meta Facebook Instagram Mark Zuckerberg

#meta

Mais de quarenta estados nos Estados Unidos estão processando a empresa Meta, alegando que o Facebook e o Instagram prejudicam a saúde dos jovens. De acordo com o documento apresentado em um tribunal da Califórnia nesta terça-feira (24), os procuradores-gerais dos estados afirmam que a Meta usou tecnologias poderosas e sem precedentes para atrair e, por fim, manter jovens e adolescentes com o objetivo de obter lucro.

Os estados, independentemente de suas afiliações políticas, alegam que a empresa da Califórnia ocultou a maneira como suas plataformas exploram e manipulam os consumidores mais vulneráveis e negligenciou o dano considerável causado à saúde mental e física dos jovens do país. A ação legal é o resultado de investigações iniciadas em 2021 sobre as práticas consideradas “viciantes” das duas plataformas pelas autoridades dos EUA.

A iniciativa dos procuradores-gerais foi motivada pela denúncia de uma ex-funcionária do Facebook, a engenheira de computação Frances Haugen, que vazou mais de 20.000 páginas de documentos internos e revelou que a rede social priorizou os lucros em detrimento da segurança dos usuários. Além disso, a ação acusa a Meta de violar a Lei de Privacidade Infantil.

Os estados estão buscando o encerramento das práticas da Meta e a imposição de multas. Até o momento, a Meta não respondeu ao contato da AFP. Os procuradores-gerais dos EUA frequentemente enfrentam as gigantes da tecnologia, especialmente em questões relacionadas a monopólio ou proteção de informações pessoais.

WhatsApp